quinta-feira, 11 de junho de 2009

Manaus e a Copa


Como amazonense é claro que estou eufórica com o fato de Manaus ter sido escolhida entre uma das sedes dos Jogos da Copa de 2014. É óbvio que isso enche qualquer cidadão de orgulho.
A escolha aumentou ainda mais o tom do spot do governo do Estado, que agora virou hino e todo mundo canta ainda mais alto e com mais pavulagem: “Eu tenho orgulho de ser amazonense!”.
Manaus merece e todo mundo anda feliz por aqui. Mas me pergunto: Até quando?
Sem querer fazer nenhum tipo de comentário pessimista, mas quem mora na Capital sabe o quanto as ruas, as avenidas e o trânsito precisam urgentemente de melhorias. E isso vai acontecer. Estão inclusos nos projetos de melhorias para a Copa a implantação de um metrô de superfície, aumento da rede hoteleira e intervenções que proporcionarão melhorias no trânsito. Isso é ótimo! Mas vai ser bom depois de tudo prontinho. E antes disso?
Pergunto-me, se nós, amazonenses estamos preparados para suportar o caos que a cidade vai se tornar por conta das aceleradas e gigantescas obras.
Os investimentos estão assegurados e de fato a capital do Amazonas vai ganhar muito com a realização do maior evento esportivo do mundo, mas está na hora de cada cidadão acalmar os ânimos e começar a praticar exercício de cidadania e bom humor. Assegurados também estão, o trânsito parado e as ruas interditadas, portanto, vale lembrar que em 5 anos nossa cidade vai mudar, mas nossa mente também precisa evoluir e cada um de nós precisa parar com o imediatismo, com aquela pressa tipicamente amazonense por culpa de tantas obras inacabadas que estamos acostumados a encarar diariamente nas ruas da cidade.
Sim, estou me referindo às obras que deveriam ter sido concluídas há anos e até hoje, nada. Ou alguém já se acostumou com o viaduto inútil que insiste em permanecer na bola do Coroado e que nunca fica pronto? Sem contar com a implantação do “Sistema Expresso” em 2001, que não atendeu as expectativas da população. E os investimentos no “Estresso”?? Estimando em R$ 120 milhões. Só isso.
O bom da Copa em Manaus é que tudo vai acontecer. Ainda bem. Portanto, resta a cada manauense ter muita calma nessa hora e saber diferenciar o tempo e a obra. Não são mais promessas de palanques. A copa está aqui e
bem daqui onde estou vou me acostumando a ter uma cidade mais bonita, mais importante e mais humanizada.
Chega de estresse num dos piores trânsitos do Brasil, chega de pressa, numa cidade que quase não anda de tantos congestionamentos e apertos, chega de prolongar a lamúria. Estamos falando da Copa, de gol de placa, de uma Manaus melhor, de cidade transformada, da cidade dos sonhos (?) e de muita alegria para encarar as mudanças que vão resultar em dias melhores para todos nós.

Um comentário:

cma disse...

Apesar de ser Baiano e morar em Salvador,amo Manaus e torço para que essas obras sejam logo inauguradas.