sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Existe uma Lois Lane dentro de mim...


Aproveitando a sugestão de um novo leitor deste blog, vou tecer alguns comentários sobre minha ótica jornalística. Especialmente, minha visão do que tem se transformado o jornalismo nos dias de hoje e sobre a carreira.
Vamos lá então...
Você já notou que toda garota que quer ser atriz, dançarina ou modelo, diz que vai cursar jornalismo?
Tenho notado o crescente número de aspirantes a celebridade, que enxergam a profissão de jornalista como sendo SHOWnalismo, logo, encaram o trabalho em TV como trampolim pra isso.
É uma verdadeira decadência!

Alguns desavisados ainda pensam que ser jornalista é só aparecer na TV, simplesmente. As pessoas desconhecem completamente as tantas funções da profissão, como: Editor, Editor-Chefe, Subeditor, Redator, Articulista, Colunista, Crítico, Revisor, Repórter, Apurador, Pauteiro, Fotógrafo, Diagramador, Locutor, Produtor, Cinegrafista, Colunista, Comentarista, Assessor de imprensa, entre outras funções.
Há quem pense que jornalismo é glamour e que o objetivo de todo jornalista é ser âncora no jornal da globo.
Alto lá!! Existe muito campo a ser explorado não apenas em televisão, mas também em jornais, revistas, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa e em salas de aula, entre muitos outros lugares em que a presença da imprensa se faz imprescindivel.
Alguém disse em algum lugar que ser jornalista “é como jogar nas 11 posições do campo”. Concordo. É necessário entrar nesse “jogo” sabendo que o trabalho é árduo e o mercado está cada vez mais competitivo. Tenho essa consciência nos meus 6 anos de curso (que eu deveria ter concluído em 4, caso não tivesse preferido a lua de mel que estudar e não fosse a burocracia de uma faculdade sanguessuga, mas isso é assunto para outro post).

Ainda não adquiri vasta experiência na área. Enquanto estudante fui produtora de um programa de TV e Assessora de Imprensa, além de repórter por 1 dia, e ainda temo a entrada “de cabeça” no mercado, porque sei que infelizmente muitos valores são dia a dia esquecidos e invertidos e grandes empresas pagam jornalistas apenas para publicar aquilo que é viável a elas.
São muitas as questões éticas e “estéticas” que merecem debate, mas talvez ainda me falte cacife pra isso, mas uma certeza eu tenho: Daqui a 26 dias recebo meu canudo e depois disso, estarei no olho do furacão tentando sobreviver aos percalços, deslumbres, encantos e salários baixíssimos dessa profissão, que como outra qualquer, tem seus prós e contras.

O maior engano que alguns jovens talvez estejam cometendo é escolher uma profissão sem conhecer o básico dela e sair em busca apenas dos “louros”, esquecendo-se que para se chegar lá, é necessário ralar muito e isso é algo que AGORA posso dizer que estou aprendendo.

4 comentários:

Milena Barbosa! disse...

Eh isso ai amiga...
Vai nessa força!!!

Milena Barbosa! disse...

Sentir uma certa ironia...Hunf!!!

Anônimo disse...

Gostei do tema...

Jean Vale disse...

Parabens pelo blog!!